Elis Regina de Carvalho Costa, nascida no dia 17 de março de 1945, começou a carreira ainda criança, na rádio gaúcha Farroupilha. A baixinha de Porto Alegre, ainda com 11 anos cantava em programas infantis. Com 16 anos, no Rio de Janeiro gravou o primeiro LP Viva a Brotolândia.
Nos anos 60, Elis estava entre as rainhas da era de ouro dos musicais de televisão e dos festivais. Foi aos 20 anos, em 1965, no Festival da Canção que ganhou o primeiro grande prêmio de sua carreira. Elis foi coroada a melhor intérprete da Música Popular Brasileira. A jovem Elis surpreendeu o público e a crítica com sua imensa musicalidade.
O auge de Elis foi durante década de 70, quando a artista se reinventou interpretando Golden Slumbers, dos Beatles; cantando soul e lançando com Tom Jobim, o grande clássico Águas de março. A artista deixou fortes marcas impressas na história da MPB, como Romaria, em parceria com Renato Teixeira. Em 1978, Elis gravou O bêbado e a equilibrista, como forma de protesto, contra a ditadura militar, pela anistia e pela volta dos exilados.
Elis morreu em 19 de janeiro de 1982, aos 36 anos. No ano passado o site oficial da cantora foi lançado para homenageá-la, reunindo todo o seu acervo artístico e o livro Viva Elis, disponível para download. No segundo semestre deste ano, está previsto o lançamento do filme Elis, nos cinemas brasileiros, dirigido pelo cineasta Hugo Prata.
Playlist da artista: