1 – Câmeras nas ruas: Em 2011, havia pelo menos uma câmera para cada 32 cidadãos no Reino Unido. Em 2016, esse número mudou para uma câmera responsável por 11 pessoas. Isso fez com que o Reino Unido se tornasse o lugar mais espionado do mundo. Porém, eles não estão sozinhos nessa vigilância dos cidadãos. Vários países possuem câmeras de segurança instaladas nas ruas, como o Brasil, por exemplo.
2 – TVs: Se você possui uma SmartTV, saiba que ela pode estar indo além de registrar o que você assiste. Existe a chance de alguém estar te observando. Muitos modelos de TVs inteligentes possuem microfones e câmeras embutidas. Caso haja algum tipo de violação no aparelho que está operando, outras pessoas poderão espionar suas ações por meio desse aparelho.
3 – Cartões de crédito: Existe há muito tempo uma teoria da conspiração que os cartões nos monitoram. Essa teoria pode estar certa. O uso de alguns cartões e realização de compras eletrônicas pode ser monitorado em tempo real pelo governo dos Estados Unidos e outras agências de inteligência. A razão para isso é notar os padrões incomuns de compras ou gastos que podem ser relacionados a possíveis atos terroristas.
4 – Pesquisas na Internet e no histórico no navegador: Toda vez que realizamos uma pesquisa no Google, os dados são registrados e armazenados. Esses registros podem ser acessados pelo governo quando eles sentirem essa necessidade. Em novembro de 2015, o governo do Reino Unido anunciou que, como forma de lutar contra o terrorismo, o histórico das pessoas seriam mantidos por um ano pelos provedores de internet.
5 – Smartphones: Acredite ou não, mas os nossos celulares são extremamente inteligentes e armazenam diversos dados sobre nós, até mesmo movimentos físicos. As pesquisas e demais ações também são mantidas. Quanto mais modernos são os aparelhos, mais informações as empresas conseguirão. É possível alguns celulares rastrearem o movimento dos usuários no último ano inteiro.
6 – Redes Sociais: Dependendo das configurações de privacidade, qualquer pessoa pode saber tudo sobre você utilizando as redes sociais. O governo pode facilmente monitorar suas postagens nas redes, mesmo se for bloqueadas. Além disso, eles conseguem acesso às mensagens privadas caso tenham um mandado de investigação. Isso acontece em diversos países, como: Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália.
7 – Drones: Em março de 2016, o governo dos Estados Unidos admitiu que usava drones para espionar cidadãos americanos. Os detalhes foram parcialmente liberados. A maioria das missões com esse dispositivo estava envolvida em missões de busca e resgate em inundações ou incêndios.
Crédito da imagem: Pixabay